QUEM SOMOS?

P. Enrique Báscones
Os Frades Franciscanos da Custódia Autónoma Santa Clara de Assis de Moҁambique, estamos comprometidos com o Governo e as outras Igrejas na luta frontal contra o HIV/SIDA, a pandemia do século em Àfrica. O P. Enrique Báscones lezcano, Franciscano espanhol e misionário em Moҁambique, fundou o Projecto NIHUERSI e, financiado por Manos Unidas de Espanha, construjou em Chimoio, Moҁambique e, em terrenos cedidos pela Custódia Autónoma Santa Clara de Assis, o CENTRO de ACOLHIDA e FORMAÇÂO NIHUERSI que atende o presente e o futuro de 150 crianҁas, Ôrfãs de pai e mãe, victimas do HIV/SIDA. Apenas chegado a Moҁambique ficamos impactados pela pobreza extrema e pela situaҁão criada pelo dilagar da SIDA. A nível nacional o 20% da populaҁão são sero-positivos. A camada social mais afectada por esta tremenda pandemia, são as pessoas de 17 aos 45 anos. São muitíssimas as pessoas que victima a SIDA. Quando morre o pai ou a mãe, poucos anos depois morre o esposo ou a esposa. Consequência imediata é uma enorme quantidade, e sempre em aumento, de crianҁãs abandonadas. Mesmo que carecemos de estatísticas fiáveis, são perto de 800.000 crianҁas, órfãos da SIDA que ficam nas ruas das nossas cidades.

Desde Fevereiro de 2004 até Marҁo de 2005, os Superiores responsabilizaram ao Pe. 
Báscones na formaҁão dos jovens teólogos da Custódia Franciscana, no Lar São Boaventura, no Maputo, capital. Apenas iniciado o seu trabalho apanhou o cólera e, antes de levantar cabeҁa, a primeira malária. Em 15 dias perdeu 13 kgs. A melhor dieta gratuita para adelgaҁar! Foi também um verdadeiro baptismo africano! Recuperado, com alguns Animadores das Comunidades cristãs, percorrimos amplas zonas periféricas da Paróquia Santo António da Polana, na capital Maputo, e fizemos a primeira lista de 50 crianҁas ôrfãs. Disenhamos um proyecto que apresentamos a Manos Unidas. Mas o dia 4 de Marҁo de 2005 foi destinado como Superior e Reitor do Seminário Santo António de Chimoio, a 1.200 kms. ao Norte do pais.

Chegado lá apercebeu-se que as necessidades eram ainda mais apremiantes. Em 2006 perguntaram de Manos Unidas se pretendíamos seguir pela frente com o projecto apresentado e respondimos de sim, mas no Chimoio. Autorizados, comeҁamos o trabalho. Malawi e Zimvawbe estão unidos ao porto de mar da Beira, em Mozambique, por uma estrada e linha de convoio, chamado ”O Corridoio”, por onde estes países transportam grande parte das suas mercadurias. Na cidade de Chimoio e em toda a zona deste Corridoio, as pessoas sero-positivas alcanzam o 33% da populaҁão. Percorrimos as Pequenas Comunidades periféricas da cidade e, em uma semana, inscribimos 150 crianҁas, órfãos de pai e mai, victimados ambos pela SIDA.

Em 2008 remodelamos o Projecto e solicitamos ajuda para a construҁão do CENTRO de ACOLLHIDA e FORMAҀÂO NIHUERSI, para Ôrfãos da SIDA. Aprobado e financiado por Manos Unidas, foi inaugurado o dia 1 de Maio de 2012.

Família NIHUERSI o dia da inauguraҁão



ORGANIGRAMA