quarta-feira, 20 de maio de 2015

Mercadinho Missôes Franciscanas, Projecto Nihuersi.

O segundo Domingo de Maio, a Família Francisca   faz memória das suas Raízes missionárias e celebra o Dia das Missôes. Faz uma recordaҁão por meio da oraҁão e a aportaҁão económica para o mantimento de todos os projectos que mantem actualmente no mundo inteiro, entre os quais destaca, o grande trabalho que realiza a Ordem na Custódia de Terra Santa, especialmente nestes momentos tão críticos para as Comunidades do Meio Oriente. O Papa Francisco nos diz:  “Sonho com uma opҁão missionária capaz de transformar tudo”.

O dia das Missôes Franciscanas, não só afecta aos religiosos e religiosas,  também deve acender o espírito missionário nos laicos e faze-los partícipes da Missão. A nossa Fraternidade Secular Franciscana ao lado da Comunidade dos Frades Menores, de São Pedro Baptista de Alcorcón (Madrid). Nós o temos celebrado os dias 10 e 17.
Comeҁamos a colocar os póster e a vender os papeis do sorteio na Sexta Feira do dia 8.

Desde a Quinta Feira 14, ao Sábado dia 16, temos recolhido, catalogado e colocado o preҁo a todos os objectos para a venda, no salão das pessoas maiores. Os Frades prestaram-nos umas  belas mesas que usam para os acampamentos de Pastoral Juvenil.

O domingo, dia 17, Dia do Missionário  “Senhor, envia operários a tua messe”, repartimos os trípticos a anunciamos em todas as Missas a noticia do Mercadinho. As 8,30 da manhã já estavam a nossa espera  com a paróquia aberto e disponíveis para nos ajudar. Tiramos todos os objectos a venda para os organizar no Parque da Praҁa de S. Pedro Baptista, frente a à igreja. É um lugar mesmo apropriado para o evento e se  nos acompanhar o tempo, é o lugar ideal.

Os Imãos  Ministro e da Formaҁão uniram-se  para rezar as Laudes com os Frades. Por volta das 10,00 hs. já estava tudo preparado, de modo que à saída da primeira Missa  comeҁamos a atender aos fiéis que se acercavam, a maioria conhecidos, familiares e amigos.

Os irmãos alternavamos ao longo da manhã. Uns ficavam no lugar, entanto que outros participavam nas Missas.  Criou-se um ambiente muito alegro, cordial e fraterno.                                  
                                       
Os objetos à venda tem sido muito variados, entre os quais destacamos as “TELHAS’, donadas e confeccionadas pelas Irmãs Clarissas  de “Cubas de la Sagra,”.  Outros objectos artesanais, como os  sabões, pulseiras, chinelos,… feitos pelos Irmãos e amigos franciscanos.

Como especial tínhamos uma mesa na qual oferecíamos refrescos, frutos secos e porҁôes de um saboroso bolo com o qual uma irmã encheu de sabor e doce todo o dia.

Ao finalizar o mercadinho fizemos o sorteio de um precioso jogo de toalhas e guardanapos, donada por uma mamã anónima, tendo como número premiado o No. 599, cor amarelo.


Entanto recolhíamos, a irmã tesoureira com outra Irmã contabilzaram o arrecadado. Logo depois todos nos reunimos para descansar e dar graҁas a Deus que nos concedeu esta bela oportunidade de trabalhar fraternalmente ao serviҁo dos mais necessitados. Terminamos com uma oração e proclamando o nosso lema: “Em Louvor de Cristo e de Francisco. Àmem”. Y “!Pela Virgem Imaculada Sempre Mais e Melhor!”.


A recaudaҁão toda entre sorteio, Mercadinho e Doaҁôes chegou a 1.000 Euros, 
que acrescentam todas as colheitas deste dia e será destinada a 1 
Missão Franciscana de Moҁambique, ao projecto NIHUERSI: 
Crianҁas Ôrfãs da SIDA, 
CENTRO  de ACOLHIDA  e FORMAҀÃO  de CHIMOIO, em Moҁambique.

Este Centro que acolhe e assegura a vida e dignidade de 150 crianҁas, desprovidas de família pela grande epidemia da SIDA  e outras enfermidades que assolam o continente africano.

Centro que nasceu no ano 2004 de mãos dum missionário Franciscano impactado pela grande miséria que encontrou à sua chegada. A nossa Fraternidade tem apadrinhadas duas destas crianҁas e trabalhamos ao  longo de todo o ano para conseguir cobrir as suas cotas anuais, que são  240 Euros por cada um.

Desde estas linhas queremos agradecer todo o esforҁo e colaboraҁão de tantas pessoas que fazem possível este milagre, ano após ano,  e as animamos que não deixem de fazer  todo o bem que possam no lugar que estejam.

Se alguém está interessado em apadrinhar uma crianҁa ou colaborar com este Peojecto, ingresse a sua aportaҁão na Conta:

Banco Popular  oo75 1099 160600129229
A nome da Associaҁão Nihuersi Esperanҁa
Os Coordenadores em Espanha são Antonio MIRALLES e Marisol DIAZ,
Tel. 616 246 821 y 91 812 52 97



Myriam Muñoz Marchán, ofs

Sem comentários:

Enviar um comentário