terça-feira, 15 de dezembro de 2015

0 Declínio de 2015

Paz e Bem, queridos irmãos, irmãs, familiares e amigos.    

Às portas do Natal, peҁo para todos a ABUNDÂNCIA SEM LIMITES DA PAZ E GRAÇA QUE DERRAMA O SENHOR QUE VÊM   e um ANO NOVO CHEIO DE BÊNÇÂOS  e de GENEROSAS RESPOSTAS ao AMOR DE DEUS feito Homem.

 Era o dia 23 de Setembro que enviava a última circular, partilhando como já é o costume, as últimas incidências do nosso viver.  E já o ano avanҁa no seu declínio…  Incredivel!. Desde 13 anos há, que cheguei a Àfrica, do seu povo extraordinariamente comunicativo, aprendi a partilhar e é  o que, regularmente, tenho vindo a fazer todos estes anos, ainda com o risco de aborrecer aos meus contactos.

   De entre as numerosas últimas novidades, escolho ao acaso, alguns eventos que partilhar convosco:

   Festa da FAMÍLIA FRANCISCANA.-  O dia 4 de Outubro, festividade de São Francisco, é um dia especial para Moҁambique, pois nesta data foram assinados os Acordos de Paz em 1993. Neste dia, cada ano, reunimo-nos  num lugar toda a Família Franciscana da Diocese:  Fraternidades OFM, OFS, Grupos Juvenis JUFRA e Congregaҁões femeninas Franciscanas. Este ano o encontro foi no Xai-Xai.  Primeiro, uma vibrante palestra sobre S. Francisco e a Vida Consagrada, pronunciada pelo estudante teólogo, Frei Neto Castro. A seguir, os Postulantes da Fraternidade de  Chidenguele, encenaram o Trânsito de S. Francisco, como preparaҁão à Eucaristia. Depois da Concelebraҁão, o almoҁo partilhado e uma animada recreaҁão, durante a qual o Grupo Juvenil e Jufra  de Manjacaze, apresentaram, com muita criatividade, a Vida de S. Francisco, para deleite de todos os Irmâos e irmãs. Por volta das 16,00 hs. todos retornávamos felizes aos nossos destinos.

  Ordenaҁão dos Diáconos diocesanos Guilhermo e Celso.-  No dia 10 de Outubro, a grande Festa da ordenaҁão de Guilherme foi na ex-missão franciscana de Chicumbane. E o 24 a ordenaҁão de Celso foi na nossa Missão de Mangunze. A igreja é enorme, mas faltava espaҁo para acolher a grande quantidade de fiéis. Actuou como Ministro ordenante o novo Bispo Dom Alberto Vera Aréjula. Quem nunca participou numa Festa litúrgica africana, dificilmente pode imaginar-se a beleza destas celebraҁões. Com que intensidade os cristãos vivem e participam nestas liturgias, onde o relojo não conta…!  Uma ordenaҁão é festa  para toda a Diocese e as pessoas vivem o momento, alheios à hora…!

  Segundo Encontro da Vida Consagrada.-  Os consagrados, cada ano, temos dois encontros com o nosso Bispo e, geralmente, na Cúria diocesana. O segundo deste ano teve lugar o dia 31 de Outubro. Os reunidos a volta do nosso pastor chegamos ao número de 75. A primeira parte do encontro consiste num tema de formaҁão, seguido de debate. Logo a concelebraҁão para concluir com um almoҁo partilhado, onde as Irmãs aportam a comida e os Irmãos a bebida. A confraternizaҁão é um aspecto relevante e esperado nestes encontros fraternos.

   Ministérios de Catequese e  das Vocaҁõês.-  A espinha dorsal da nossa Missão de Manjacaze é o ministério de Catequese. Durante todo o ano, cada Sábado, na Sede da Paróquia,  temos reunido em 20 Grupos e atendido a uns 240 Catecúmenos, nos seus diversos níveis. Os Responsáveis do ministério são o Sr. Nuno e o jovem Pereira. A Irmã Domingas da Costa, jovem Concepcionista dos Pobres, de Timor Leste, contribuiu, eficazmente,este ano,  para o seu bom funcionamento. Obrigado!
  Entre os vários ministérios existentes nas Paróquias de Manjacaze e de Mangunze está o das Vocaҁaҁões, orientado pela Irmã Josina Fernando e pelos professores Buque e Tomás. Mensalmente reúne os jovens de ambas as Paróquias,  com inquietaҁão vocacional. O dia 8 de Novembro concentramos todos os nossos vocacionados na missão de Mangunze para fazer o encerramento das actividades do ano. Eram  61 os jovens e de ambos sexos que este ano frequentaram os encontros de formaҁão. No Grupo vocacional recebem uma formaҁão geral, como orientaҁão para cada quem escolher o próprio carisma.

  Encontro II dos Irmãos Guardiães e Delegados da Custódia Franciscana.-  Como responsável da Formaҁão Permanente da Custódia, preparei e convoquei este Segundo Encontro, na cidade de Chimoio, os dia 17 e 18 de Novembro. Os temas de estudo foram:  “O Compromisso da Àfrica”, Exortaҁão Apostólica Póst-Sinodal de Bento XVI e  “Vida Consagrada, de São João Paulo II.  Estes encontros são sempre um momento intenso de confraternizaҁão e de Formaҁo Permanente.
   Foi também uma oportunidade para visitar o Projecto NIHUERSI dos órfãos da SIDA e para tratar  sobre os  diferentes problemas  do CENTRO NIHUERSI. É de algum tempo a esta parte que procuramos renovar e dinamizar este Projecto. Em breve,  vamos comunicar aos nossos queridos Padrinhos e Madrinhas que, com grande generosidade, continuam  a ser a Providência dos nossos órfãos. Desde que fizemos o lanҁamento do Projecto  em Novembro do ano 2008, passaram já vários anos e a maior parte de nossos órfãos, surpassaram  os 18 anos  e com os Diplomas de técnicos ou de corte e confecҁao, conseguidos com   ajuda do Projecto NIHUERSI,  podem  fazer frente à vida. O dia 18, na noite, tivemos um encontro importante com  o P. Custódio, José Juma Manuel e os Irmãos da Fraternidade Franciscana de Chimoio, para combinar os novos caminhos do CENTRO de ACCOLHIDA NIHUERSI. Estou esperando  dos responsáveis do Projecto em Espanha, António Miralles y Mary Sol Díaz, a nova lista dos Padrinhos e Madrinhas que, com fidelidade espartana, continuam apoiando os nossos órfãos. Vários e-mails mudaram e não é possível o contacto.

  Encerramento do Postulantado 2015.- O dia 30 de Novembro, convidados pelo P. Lourenҁo Tomãs Laquiҁo, Guardião da Fraternidade Franciscana de Chidenguele, participamos no encerramento do Postulantado 2015. Todo o ano escolar, Quartas, Quintas e Sextas Feiras, Frei Paulo e eu temos colaborado, desde Manjacaze, com aulas de Formaҁão Cristã e de Fromaҁão Franciscana. Foram aprovados 8 postulantes. Em Janeiro, outros 13 jovens Postulantes, chegados do Seminário Santo António de Chimoio,  iniciarão o novo ano. O 3 de Setembro, no Noviciado de Varatoio, Portugal, fizeram a Profissão Temporária 5 jovens da nossa Custódia.  E no mês de Fevereiro a farão outros 7, em Jangamo, Noviciado da Custódia, na Província de Inhambane, em Moҁambique. Agora  fica para o Governo da Custódia o problema de preparar o lugar adequado e os recursos necessários para todo este grupo de formandos . Terminadas as ajudas económicas para a Formaҁão, da Provincia dos Santos Mártires de Marrocos, de Portugal e da Cúria Geral, a Custódia de Moҁambique encontra-se numa situaҁão de forte precariedade.

  Jornada de Oraҁão pela Paz em Moҁambique e profissões na OFS.- É já um bom tempo que o nosso pais está a viver  uma situaҁão de confrontaҁão politico-militar.  Assistimos a diversas escaramuҁas bélicas entre  a Frelimo, o partido do Governo e o da Renamo na oposiҁão. A conferênҁa Episcopal recomendou uma Jornada de Oraҁão pela Paz de Moҁambique, que organizamos na nossa Missão o dia 22 de Novembro. Convidamos às instituiҁões sociais , assim como as outras igrejas.  A resposta e participaҁão constituiu um êxito. Seguimos orando para que o Senhor semeie a paz nos coraҁões e reine em  todo o pais.  Neste mesmo dia, em solene celebraҁão e com grande alegria, na Fraternidade da OFS Santa Isabel de Hungria de Manjacaze, quatro Irmãos fizeram a sua Profissão temporária e outros 5 iniciaram a sua caminhada. Louvado seja o Senhor! Foi como um broche de ouro à Jornada pela Paz.

  Últimos Encontros de Animadores e Catequistas.-  Os días 27 e 28 de Novembro tinhamos programado os últimos encontros 2015  dos Animadores e Catequistas das Missões de Chidenguele e Manjacaze. Era a última oportunidade do ano para fazerem a evaluaҁão das actividades pastorais programadas e propor as possíveis melhoras para o Plano Pastoral do 2016. O bom trabalho e compromisso pastoral dos Irmãos da Paróquia do Menino Jesus, durante o 2015, favoreceu uma ostensível melhoria pastoral  em vários aspectos da Missão de Chidenguele.  O Senhor seja abenҁoado!
  Profissões Solenes em Manjacaze.- O Sábado dia 12 de Dezembro ficará gravado com ouro  na história da nossa Vila. As irmãs Aida Filipe Ngive, Domingas da Costa e Tânia Maria Felisberto,  membros da  Congregaҁão das Irmãs Concepcionistas ao Serviҁo dos Pobres, residentes já 20 anos na Paróquia de Manjacaze, fizeram a sua Profissão Solene.  A Celebraҁão Litúrgica resultou espléndida, preparada ao mínimo detalhe, com muito carinho e trabalho.  O nosso Bispo Dom Lúcio Andrice Muandula,  presidiu a Concelebraҁão com outros 10 sacerdotes. Estava presente a Rvdma. Madre Geral  Irmã Maria Yvonne e quase todas as Irmãs residentes em Moҁambique. Solenizaram o evento com a impressão de belas camisetas e capolanas. Toda a comunidade cristâ colaborou na preparaҁâo, viveu e participou na festa. A catedral foi a nossa “clássica tambeira”. E não obstante a sua enorme e abundante sombra, tocou-nos sofrer um calor fora do normal, pois o termómetro disparou-se  até os 42 graus.  
  A Irmâ Aida Filipe Ngive, é natural de Manjacaze. Entâo, segundo a nossa tradiҁâo africana, a Festa prolongou-se ainda o dia 13, Domingo, em casa dos pais, com a família, amigos e convidados. A onda de calor que se abateu sobre a nossa Região, matou essa noite, 46 frangos de nossa criaҁão. Um golpe não pequeno, para a fraca economia da nossa Fraternidade. 
  E entre evento y evento aqui consignados, o pano de fundo  da abundante programaҁâo de compromissos pastorais de cada  dia e  cada semana.  

Manjacaze, a 15  de Diciembre de 2015 
Enrique Báscones Lezcano, ofm.

Sem comentários:

Enviar um comentário